3) Dezenas de milhares de pessoas foram para as portas de quarteis. E não foram só os radicais, alguns nazistas, como em SC. Tinha muita gente normal no Rio. O perfil esteve bem distante dos atos de Copacabana: gente velha, rica e abertamente fascista.
4) Em comum, essas pessoas foram completamente capturadas pelo sistema de comunicação fechado do bolsonarista. Articulam apps de mensagem, YouTube e etc. Não pode ler jornal, nem ver TV. Até a Jovem Pan tinha "se rendido ao sistema" por causa das demissões dessa semana.
6) É um comportamento típico de seita: os participantes fazem um pacto de silêncio e são compelidos a se fechar para o mundo. Ao mesmo tempo, é claramente um movimento articulado e com comando central. Não fosse assim, as mensagens não seriam tão coerentes entre si.
8) E as pessoas atenderam. As camisas e bandeiras do "mito" sumiram, os ataques ao STF baixaram de tom e o canto "intervenção federal" era constante. Não houve ênfase em ataques à imprensa. Não ouvi nenhuma vez cantarem "Globo lixo", algo que era regra nos protestos até aqui.
10) Como não podia entrevistar ninguém para não ser exposto, fiquei bem atento às conversas nas rodinhas. Acreditam no fechamento de igrejas, satanismo e etc. Como sabemos, isso foi dito à exaustão por pastores e padres que fizeram campanha aberta nos templos religiosos.
11) O ambiente de desinformação é terreno fértil para teorias da conspiração. Muitas pessoas estavam convictas de que "eles" tinham cortado a internet. A realidade: tinha muita gente e, como todo mundo sabe, nessas ocasiões fica quase impossível usar a internet do celular.
12) Nos grupos de famílias e amigos, notei que sempre havia uma espécie de competição para mostrar que estava "mais bem informado" que os demais. Na prática, isso consiste em repetir mais campanhas de desinformação e com base nesse caldo de cultura, formular suas próprias teorias
Adendo 1: Gente, eu sei que tem áudio atribuído ao Eduardo Bolsonaro circulando nos grupos. Eu falei que não rolou PUBLICAMENTE. É completamente diferente mandar um áudio apócrifo e falar em discurso transmitido em rede nacional.
جاري تحميل الاقتراحات...